Selecione a Edição
Regulamento

MADEIRA CLASSIC CAR REVIVAL
EDIÇÃO 2017


(EXPOSIÇÃO, CONCURSOS DE RESTAURO, ORIGINALIDADE E ELEGÂNCIA THE CLASSIC MOTOR EXHIBITION FUNCHAL e XIV REEDIÇÃO DA RAMPA DOS BARREIROS – edição comemorativa dos 82 anos)


O “Madeira Classic Car Revival - 2017 ”, adiante unicamente designado por “evento”, é uma iniciativa promovida conjuntamente pelo ACME e pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, apresenta-se com periodicidade anual, e procura mostrar e premiar os melhores e mais elegantes veículos antigos e clássicos (adiante unicamente designados por “veículos”) da Região Autónoma da Madeira e, eventualmente, alguns outros vindos de fora que, atraídos pelo prestígio deste evento, queiram também participar.


A presente edição do evento ocorrerá nos dias 27 e 28 de Maio de 2017.


A organização do evento foi conferida, desde a primeira edição, a um colégio de entusiastas da Região, há muitos anos ligados à nobre causa dos veículos antigos e clássicos, hoje reunidos numa Associação denominada “The Classic Motor Exhibition – ACME”.


Na presente edição, de 2017, o evento terá, complementarmente, como entidade coorganizadora, o Clube de Automóveis Clássicos da Madeira (adiante designado por “CACM”) a quem compete toda a organização da reedição da “Rampa dos Barreiros” - primeira prova de velocidade realizada na Madeira com pilotos e automóveis vindos de fora, fazendo parte das festividades do longínquo fim-de-ano de 1935.


A participação dos inscritos no evento pressupõe, inequivocamente, o conhecimento e a aceitação integral das disposições do presente Regulamento.

 


REGULAMENTO
= XIV RAMPA DOS BARREIROS – edição comemorativa dos 82 anos =
28 de Maio de 2017

 

Independentemente do Regulamento específico da responsabilidade do CACM, entidade organizadora da “Rampa dos Barreiros”, a que estão obrigadas todas as equipas participantes, no âmbito do evento, ficam, desde logo, estabelecidos alguns aspectos de princípio:


1 -  A “Rampa dos Barreiros” é uma prova de regularidade que consiste na realização de três passagens na quase totalidade do traçado onde, em 1935, se realizou a sua primeira edição – Avenida Sá Carneiro, Rua Carvalho Araújo, Largo António Nobre, Ponte do Ribeiro Seco, Rua Dr. Pita até junto ao portão da Quinta Magnólia.


2 - As inscrições para a Rampa dos Barreiros deverão ser realizadas na sede do CACM.


3 - As equipas concorrentes (adiante designadas por “concorrentes”) serão constituídas por duas pessoas – o piloto e o cronometrista, com a exceção para automóveis monolugares cuja equipa se limita ao respectivo piloto.


4 - Após a última subida, os participantes da Rampa dos Barreiros estacionam os seus veículos no Parque de chegada, situado no passeio em frente à Rotunda Sá Carneiro, ali permanecendo até cerca das 16h00.

 

= EXPOSIÇÃO =
27 de Maio de 2017

 

1 - O evento terá lugar na baixa da cidade do Funchal, ocupando todo o importante espaço de jardins e praças em frente à baía da cidade, junto à Avenida do Mar, entre o Cais da cidade e a Praça da Autonomia. Aí, a praça principal, a Praça do Povo, será o local onde decorrerão os concursos, onde estarão expostos as viaturas candidatas a prémios, as viaturas convidadas, as viaturas a homenagear e os vencedores das edições anteriores (“Best of Show”). Será também nessa praça que decorrerá o desfile dos vencedores e a cerimónia de entrega de prémios.


2 - Anualmente a Organização escolherá os membros da “Equipa de Apoio” e definirá o respectivo programa que será divulgado aquando da apresentação da mesma e que poderá contemplar, entre outras atividades, o lançamento de publicações específicas, sessões de autógrafos e palestras, a exposição dos veículos antigos e clássicos, a mostra de projetos de restauro, a presença de um ou vários veículos convidados de honra, uma Feira de Automobilia, concursos vários, incluindo o de fotografia, a realização de homenagens, para além dos Concursos de Elegância, Restauro e Originalidade.


3 - Compete à Organização a coordenação da “Equipa de Apoio” e a atribuição das respectivas competências e funções aos seus membros.


4 - Será admitida a inscrição no evento dos veículos antigos e clássicos, produzidos até 1980, nomeadamente: automóveis ligeiros e pesados, incluindo os todo-o-terreno, autocarros e outros de uso específico (agrícola, ambulâncias, bombeiros, entre outros), motos e bicicletas desde que devidamente restaurados, mantida a sua originalidade, e devidamente preparados para a exposição ao público.


5 - A Organização poderá decidir pela aceitação de algum outro veículo mais recente, se entender que o interesse histórico, a raridade ou a qualidade do mesmo o justifica.


6 - Nesta edição continuará a existir um novo grupo de viaturas, a que se decidiu denominar “Pré-Clássicos”, que são viaturas de prestígio dos anos entre 1981 e 1995, que estarão expostas em local próprio e que cuja inscrição será apenas por convite da Organização.


7 - Os veículos a expor carecem de inscrição prévia no evento, cuja participação dependerá, no entanto, de aprovação prévia pela Organização, visando, essencialmente, a maior diversidade de modelos.
a) As inscrições para o evento serão gratuitas. 
b) Têm a sua abertura a 25 de Abril, e aceites desde que apresentadas à Organização até ao dia 19 de Maio 
c) As inscrições resultam dos convites endereçados pela Organização, ou através dos respectivos clubes de marca envolvidos no evento.


8 - Os interessados na participação nas várias iniciativas que compõem o programa, nomeadamente na Feira de Automobilia ou na Mostra de Projeto de Restauro, devem manifestar esse interesse no decorrer do período referido anteriormente e, devem, também, assumir e garantir todos os meios necessários à concretização da respectiva presença, nomeadamente aqueles que resultam definidos no âmbito da participação na exposição ao público, nas áreas que a Organização definir.


9 - A formalização da inscrição no evento decorrerá da aceitação do convite recebido e deverá ser concretizada através da apresentação do Boletim de Inscrição que, por sua vez, poderá ocorrer através de uma das seguintes formas: 
a) Através da submissão electrónica do respectivo formulário, seguindo as correspondentes instruções. 
b) Junto de qualquer um dos membros da Organização. 
c) Pessoalmente no CACM 
d) Por e-mail, para o endereço “acmefunchalmadeira@gmail.com”.


10 - Em qualquer dos casos, a participação, para ser validada, requer que o respectivo Boletim de Inscrição seja assinado pelo interessado, a quem compete nele registar a vontade da participação no evento, assinalando convenientemente as respectivas opções: Exposição / Concurso de Restauro / Concurso de Originalidade. Para o caso da submissão electrónica, considera-se que o ato substitui a assinatura do interessado.
 

11 - Os diversos clubes, grupos e associações da RAM (Amigos de bicicletas antigas – Madeira, Amigos dos Japoneses Antigos, Amigos Fiat Madeira, Amigos Peugeot Antigos da Madeira, Associação dos Amigos da 4L Madeira, Bicavalaria Madeira, BMW Clube Madeira, Clube Carocha da Madeira, Clube de Automóveis Clássicos da Madeira, Clube Mini da Madeira, Fords Clássicos da Madeira, Clube Land Rover da Madeira, Grupo MG - Madeira, Grupo Volvo, Mercedes Benz Clube Portugal - Delegação Madeira, Motorizada Clube da Madeira, Squadra Alfa Romeo Madeira, Vespas Amigos Madeira, AMTTT, entre outros) serão convidados no sentido de motivarem a participação no evento, dos veículos dos seus associados e simpatizantes, sujeitando-se, no entanto, à verificação pela Organização dos critérios referidos no ponto três, sendo recomendado, para esse efeito, pelo um veículo por cada modelo, num universo a definir pela Organização.


12 - Privilegiando uma maior abrangência, a Organização poderá convidar para participar no evento os melhores Veículos de Competição da Região.


13 - Anualmente, poderá estar presente no evento, como apoiante, uma marca de prestígio, a quem se atribuirá um espaço específico que será referenciado com nome dessa mesma marca de automóveis.


14 - Em cada edição, a Organização poderá decidir convidar um clube / grupo / associação da Região a expor os seus melhores veículos, reservando-lhe um espaço próprio.


15 - Em cada edição, a Organização procurará reservar um espaço específico para a celebração das efemérides relacionadas com comemorações várias ou mesmo com o aniversário de marcas ou de modelos.


16 - A Organização poderá limitar o número de participantes caso se exceda o máximo previsto, em função do espaço destinado ao evento.


17 - Os veículos serão expostos de acordo com a orientação que a Organização definir para a respectiva edição. Os participantes deverão comparecer, impreterivelmente, à hora estabelecida pela Organização, que conferirá o número que lhe foi atribuído e indicará o lugar de cada veículo, onde este deverá, obrigatoriamente, permanecer até à hora definida para a saída, salvo indicação contrária da própria Organização.


18 - Durante o dia, em hora a definir pela Organização, decorrerão os: “Concurso de Restauro”, “Concurso de Originalidade” e o “Concurso de Elegância”.


19 - Para os “Concurso de Restauro” e “Concurso de Originalidade” só poderão concorrer os veículos convidados para o efeito ou cujos participantes assim o indicarem no respectivo Boletim de Inscrição (cumprindo as respectivas indicações nele previstas) e aceites pela Organização, a favor da qual é reconhecida competência para efeitos da validação dos respectivos critérios de ingresso e participação.


A viatura antiga inscrita ou proposta para o “Concurso de Restauro”, não poderá ter estado inscrita e ter sido selecionada no concurso do ano anterior. Só será aceite novamente a sua inscrição dois anos após a última vez que foi selecionado.


De entre os inscritos para os “Concurso de Restauro”, a Organização, através dos respectivos júris, procederá à escolha de 10 automóveis, 10 motos (3 motos, 3 motorizadas, 3 vespas e obrigatoriamente uma moto ou motorizada portuguesa) e 5 bicicletas, a divulgar no próprio dia do evento, e sobre os quais recairá a escolha final, para a atribuição dos respectivos prémios.


Os veículos pré-selecionados serão expostos em local a definir pela Organização, onde os respectivos proprietários, ou os seus representantes, devem permanecer para acompanhar e facilitar o acesso do júri aos mesmos, no horário estabelecido para a inspecção dos mesmos.


Os veículos pré-selecionados para o ”Concurso de Restauro” (10 automóveis, 10 motos e 5 bicicletas) desfilarão na “passadeira vermelha” da Praça do Povo, de acordo com o percurso definido e indicado pela Organização para o efeito, sendo, desta forma, presentes ao júri e ao público. Durante o desfile, e em frente ao júri, cada um desses veículos permanecerá parado enquanto será referida a sua “história” e identificadas algumas das suas características e pormenores de interesse. Após a apresentação desses veículos, cada um regressará ao local onde se encontrava exposto.


Os veículos vencedores voltarão, no final, a circular nesse mesmo percurso para a atribuição dos respectivos prémios.


No “Concurso de Elegância” participam todos os veículos expostos.


Os veículos pertencentes aos elementos da Organização poderão estar expostos mas não serão elegíveis em qualquer dos concursos.


20 - O Júri do “Concurso de Restauro”, a que corresponderá o prémio de “Best of Show”, será constituído por técnicos, preferencialmente, e sempre que possível, oriundos de fora da RAM, que classificarão os veículos, atendendo aos seguintes parâmetros:


Para os automóveis: São seguidos os critérios internacionais para este tipo de concursos. O Júri Internacional indicará as três melhores viaturas, do "Concurso de Restauro", candidatas ao Troféu “Best of Show”. Destas três a vencedora será escolhida. Por voto secreto, por um segundo Júri proposto por representantes das marcas e clubes representados na exposição.


Para as motos: 1. Aspecto Geral 2. Pintura 3. Motor 4. Instrumentos 5. Estofamento 6. Pneus e jantes.


Para as bicicletas: 1. Aspecto Geral 2. Pintura 3. Estofamento 4. Pneus e jantes.


A cada um destes parâmetros (motos e bicicletas) será aplicada uma classificação de 0 a 100 (crescente por ordem de importância).


Será vencedor o veículo mais pontuado.


Em caso de empate o veículo “Best of Show” será escolhido, por voto secreto, entre os elementos do júri.


21 - Para o “Concurso de Originalidade”, a que corresponderá o “Prémio Originalidade”, o mesmo júri do “Concurso de Restauro” escolherá o veículo mais original e em melhor estado, entre aqueles que nunca sofreram um restauro profundo, tendo apenas sido mantidos em bom estado de conservação desde o seu fabrico.


Para a aferição do vencedor, o júri, classificará, cada veículo, utilizando a mesma escala de 0 a 100 (crescente por ordem de importância).


A pontuação resultante da aplicação dos critérios definidos anteriormente para o apuramento do “Prémio Originalidade” poderá ser majorada caso o proprietário, o seu representante, ou a equipa que acompanha o veículo, se apresente trajada a rigor, atendendo à época e à natureza do veículo, em função do rigor do traje.


Em caso de empate a forma utilizada para o desempate será a mesma aplicada no “Concurso de Restauro”.


22 - O júri do “Concurso de Elegância” será constituído por um número ímpar de personalidades não pertencentes à Organização, convidadas por esta, ligadas a atividades no âmbito das artes e do design e/ou aos veículos antigos.


Será vencedor o veículo mais votado e considerado o “O mais Elegante” do certame. Em caso de empate o veículo vencedor será escolhido, por voto secreto, entre os elementos do júri do “Concurso de Restauro” e um elemento da Organização.


23 - Os veículos participantes serão, conforme o seu ano de construção, agrupados por marcas, integrados nas seguintes categorias:
Classe A – Automóveis
Classe B – Motos.
Classe C – Bicicletas.
Classe D – Outras Viaturas Motorizadas.

 

24 - Prémios.
Serão atribuídos, aos vencedores de cada concurso, os seguintes prémios:


Para as Classe A
1. “Best of Show” – Concurso de Restauro – Automóveis - 2017
2. Concurso de Originalidade – Automóveis - 2017
3. Concurso de Elegância – Automóveis - 2017


Para a Classe B - reservada às Motos:
4. “Best of Show” – Concurso de Restauro – Motos - 2017
5. Concurso de Originalidade – Motos - 2017
6. Concurso de Elegância – Motos - 2017
7. Melhor Moto - 2017
8. Melhor Motorizada - 2017
9. Melhor Motorizada Portuguesa - 2017
10. Melhor Vespa - 2017


Para a Classe C - reservada às Bicicletas:
11. “Best of Show” – Concurso de Restauro – Bicicletas - 2017
12. Concurso de Originalidade – Bicicletas - 2017
13. Concurso de Elegância – Bicicletas - 2017


Para todos veículos pré-selecionados, excepto os premiados:
Medalha de Mérito


Para todas as Classes, é, ainda, distinguido o proprietário, o seu representante, ou a equipa acompanhante a quem a Organização reconheça maior rigor do traje, atendendo, também à época do respectivo veículo, com o “Prémio CAFÉS TOFA” - “Belle Époque” - Prémio.


A todos os veículos participantes no evento será entregue o respectivo “Certificado de Participação”.


São designados por “Masters” os veículos vencedores, de qualquer uma das classes, em qualquer edição do evento, dos prémios de “Best of Show” (“Concurso de Restauro”), sendo-lhes reservado, nas edições seguintes do evento, um espaço próprio na Praça do Povo e conferida a possibilidade de admissão a novo concurso a partir da quinta edição a contar da seguinte aquela em que foram distinguidos. Esta regra de admissão a novo concurso também se aplica a todos os veículos vencedores dos prémios de “Originalidade” (“Concurso de Originalidade”) e “O Mais Elegante” (“Concurso de Elegância”), de qualquer uma das classes previstas neste Regulamento e para os respectivos “Concursos”.


25 - Decorrerá, em hora a definir pela Organização, a cerimónia de entrega de prémios, a todos os veículos distinguidos, no local definido por aquela e que será, sempre, na Praça do Povo, onde os mesmos devem comparecer de acordo com as indicações da Organização.


26 - Os veículos expostos deverão ser retirados do local do evento após a cerimónia de entrega de prémios, respeitando as orientações da Organização para esse efeito, permitindo a realização de um desfile final que contemplará na passagem pelo público, a identificação dos mesmos e a alusão às suas características (marca, modelo, ano, e concorrente).


Para garantir uma operação ordeira e eficaz, todos os concorrentes deverão colocar-se junto às respectivas viaturas, logo após o encerramento da cerimónia de entrega de prémios e aguardar as indicações da Organização.


Aos participantes com mais de um veículo, a Organização recomenda a prevenção desta operação com o recurso a outros condutores devidamente habilitados.
 

27 - A área de exposição dos veículos será delimitada para evitar o contacto direto do público com os mesmos, sendo admitida a presença naquela zona, apenas da Organização, do proprietário, do seu representante, ou da equipa que o acompanha e dos membros dos júris dos concursos de Restauro, Originalidade e Elegância.


A Organização não responderá por qualquer dano pessoal ou provocado aos veículos participantes, nem relativamente a quaisquer bens deixados no interior dos mesmos.


A Organização
 
Urbino Rebelo
João Mendes de Almeida
Bruno Fernandes